domingo, 14 de junho de 2015

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando?

Eu sou uma dessas que sempre repetiu o dito popular:
"Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando".
Então, por tempos, me fiz pássaro. Mas não pássaro que voa. Lutei, briguei, implorei, chorei pra ser pássaro na mão. Tudo bem até se tiver de dividir a atenção com outros pássaros - mesmo aqueles passageiros, que voam em volta da gaiola, como quem quer entrar - afinal, qual é mesmo o problema? O importante é garantir estar na segurança da gaiola. A segurança de receber algumas migalhas por parte de quem "cuida" quando se lembra. 
Ensaiei alguns vôos. Mal sucedidos. Era pássaro que não tinha aprendido a voar. Era pássaro que tinha medo de voar. As asas enfraquecidas pela falta de prática, a queda era sempre dolorosa. Logo, era de se esperar que sempre voltasse, ainda que machucada, ao conforto ilusório da gaiola. Não tinha cura. Não tinha tratamento, nem sequer paliativo. Deve ser frustrante ter um pássaro na mão aos frangalhos: não voa, não canta, não entrete. Há pássaros mais bonitos e que dão gosto de exibir aos demais.


A frustração foi mútua. Era eu um pássaro na mão, mas não era inteira. Sabia que tinha asas, mas não tinha idéia de como usá-las. 
Foi então que outro pássaro - este sim, pomposo, saudável - chamou a atenção de quem guardava a gaiola no porão. A gaiola foi levada à mais ensolarada janela, com lindo pássaro dentro dela, que encantava a todos que por ali passassem.
Desta vez, sem piedade, fui empurrada pra fora do abrigo, ouvindo a voz da mão que me segurava dizer que eu deveria tentar voar e ser feliz. Eu já não era mais o pássaro por quem se encantara há tempos atrás.
O canto havia virado choro; as penas haviam perdido o brilho e a cor; e nem mesmo as migalhas eram capazes de alegrar como antigamente. 
Estava destinada a aprender a ser pássaro que voa.
Ora, vejam... Que presente! 
O início é sempre díficil, quedas constantes. "Que vergonha não saber voar". 
Olhei para os lados. Muitos outros pássaros também partilhavam do mesmo drama. Alguns pediam a Deus que encontrassem logo outra gaiola. "Que vergonha que nada, a gente pode se ajudar".
Aos poucos, vou recuperando o brilho e cor. Meu canto, sempre tão envergonhado, se solta quando sente segurança em si.
Quanto ao vôo... Ainda estou aprendendo. E como tem sido lindo! 
É preciso força pra bater as asas e ascender. As quedas ainda são frequentes, a conquista do alimento não é simples... Mas tenho asas. Porque inutilizá-las em troca de ser menos que pássaro que voa?
Agora vocês me perguntam: Quer dizer que você nunca mais voltará a habitar uma gaiola?
E a isto vos respondo com segurança: este seria meu pior pesadelo.
Pássaro feliz é mesmo o pássaro que voa.
Se algum pássaro quiser me acompanhar pelo caminho, que privilégio! Dividiremos a dificuldade de encontrar alimento, bem como o prazer de nos alimentarmos juntos. E, se em algum momento, quisermos explorar diferentes correntes atmosféricas, que cada um siga seu próprio caminho. Sem amarras. Somos pássaros. 


Finalmente, hoje penso: não sei se vale mais um pássaro na mão ou dois voando... Só sei que quero ser parte do segundo grupo.

Obrigada a todos pela leitura.
5 anos depois e... tô de volta! :)

Beijinhos
Luiza

Fonte das imagens: Google.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Luizinha!! Faz a gt pensar em como vivemos e que precisamos de coragem para mudar e seguir!! Lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Luizinha!! Faz a gt pensar em como vivemos e que precisamos de coragem para mudar e seguir!! Lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Mas vou te dizer; não há nada mais belo neste mundo do que a revoada de pássaros assim; mesmo que se vão e voltem; é beleza que não tem fim.

    ResponderExcluir
  4. Mas vou te dizer; não há nada mais belo neste mundo do que a revoada de pássaros assim; mesmo que se vão e voltem; é beleza que não tem fim.

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse um pássaro; tão belo assim voaria muito alto até o céu sem fim.... Dele traria estrelas; para lhe cobrir e ver seus olhos brilharem; numa carícia sem fim.

    ResponderExcluir